Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Odor de rosas



Estou sentindo em meu quarto um leve aroma de rosas. Ou poderia dizer: um leve "odor de rosas".
Sempre tive uma memória olfativa muito aguçada e é, geralmente, a partir dessas  impressões que eu recordo de momentos da minha infância. E foi por estar num daqueles dias nostálgicos que resolvi comprar um sabonete que minha saudosa avó materna, Águida Maria, gostava de usar: Phebo - Odor de rosas. Essa marca de sabonetes, que hoje percebo o quanto é vintage, era produto de perfumaria e higiene que eu só utilizava nos dias em que visitava a casa da vovó.
Os dias naquele sítio eram longos, alí ainda não havia energia elétrica, de modo que a televisão não estava onipresente. As horas eram vividas em meio às árvores repletas de frutinhas cheirosas, brincadeiras com meus irmãos e meus primos, banhos de cacimba, correrias pelo quintal e sempre com os pés no chão, sempre com a roupa suja de terra. Mas ao fim do dia mamãe dizia: vamos tomar banho para ir pra casa. Então essa era a hora de sentir aquele aroma peculiar. O cheirinho do sabonete que vovó Águida gostava de usar.
Esses banhos eram, quase sempre, à luz de uma lamparina e talvez por isso a fragrância desse sabonete de aparência tão rústica mas de aroma tão delicado, as delícias daqueles dias e a simplicidade da minha querida avó até hoje permaneçam vivas em minhas recordações.
Bons aromas para você!


Foto: Margot Félix

5 comentários:

  1. Ah... eu tb sou assim, guardo todos os cheiros, mto legal o texto! bjs!

    ResponderExcluir
  2. jorgecampina@yahoo.com.br30/04/2010 17:48

    Prima!!!

    Eu agora viajei no tempo e também me recordei de algumas coisas do passado. O sítio cheio de alpendres... das mangueiras, cajueiros, encher as fôrmas e tambores de água logo cedo, vovó mandando lavar os pés para dormir na rede...rsrsrs.
    Realmente o sabonete Phebo é a cara da vó....seu odor é inconfundível.

    Beijos e continue nos presenteando com sua literatura.

    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Que massa! Até hoje eu acho Phebo a cara do sítio tmb!Sabia que sem a memória olfativa nós teríamos uma forte tendência à depressão?

    BJoss!

    ResponderExcluir
  4. Margot
    Engraçado eu sempre achei que tivesse uma boa memória olfativa. E sempre falava: o cheiro me leva a tantas lembranças. Hj lendo seu post,me lembrei dos cheirinho de rosas do meu avô. hahaha. Agora percebo que esse é um cheiro caracteristicos de velhinhos.
    Saudades de vc e do seu cheiro...sim, eu lembro dele e acho q a cor dele é vermelho!
    ;D
    Bjos
    Ly

    ResponderExcluir
  5. Margooooot, PHEBO eu lembro meu bisavô. Eita, que lindo esse texto...

    Não gosto do "odor" do sabonete... Mas, ele me trás muitas recordações, principalmente quando minha mãe coloca na minha sexta-básica um PHEBO perdido...

    LIndo seu blog, e vou sempre passar por aqui... xeru

    ResponderExcluir