Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cinema com tempero


Em "A linguagem secreta do cinema", Jean-Claude Carrière diz que o cinema é uma força que suaviza a realidade. Eu tomo a liberdade de complementar sua assertiva, dizendo que o cinema, além de suavizar a realidade, também tem o poder de oferecer a seu expectador toda sorte de sabores e aromas.

Muitos temas já foram abordados pela sétima arte: amor, guerra, política, música... e a culinária. Sim, a culinária é sempre um tema que revisita as telas grandes. É gostoso ver filmes que tratam a comida e afins como pano de fundo de histórias de amor, dramas, comédias e até animações. Vendo esses filmes somos capazes de sentir os aromas e sabores daqueles temperos, e se a imaginação for bem fértil até podemos nos imaginar verdadeiros gourmets.

São filmes para todos os gostos, do mais açucarado ao mais picante. E é por isso que selecionei, somente, uma pequena lista que pode aguçar a nossa vontade de sentir novos sabores e até mesmo de nos aventurarmos a fazer algum prato especial. Pois, se o cinema suaviza a realidade, ele também tem força para temperar nosso dia-a-dia!

Tomates verdes fritos (1991)
Como água para chocolate (1992)
Chocolate (2000)
Sabor da Paixão (2000)
Sopa e Tortilha (2001)
Simplesmente Martha (2001)
O Tempero da Vida (2003)
Sideways - Entre umas e outras (2004)
A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
Sem reservas (2007)
Ratatouille (2007)
Estômago (2008)
Julie e Julia (2009)


E bom apetite!!!

                                           [Cena de Julie e Julia]


Referência: CARRIÈRE, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Tradução: Fernando Albagli e Benjamin Albagli. Ed. Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 2006.

5 comentários:

  1. Porque, nada mais oportuno no cinema, os olhos também comem...;)

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, já vi alguns desses filmes e realmente acontece isso q vc falou. legal! bjs!

    ResponderExcluir
  3. Mariana Tomaz29/06/2010 00:04

    Aiii amo filmes "gastronomicos" :D de todos o que me lembro mais é O tempero da vida, tao bom, tao lindo ^^ Filmes mto bons, ainda nao vi todos mas pretendo. Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Margot

    Você sabe que adoro gastronomia...hahaha. Já assisti alguns desses filmes, mas o que acho mais mágico é o Ratatouille. É td tão perfeito...
    Bjos

    Ly

    ResponderExcluir
  5. Legal!Alguns eu não vi, mas estão na lista...

    ResponderExcluir