Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

O anjo torto II - Infância

Hoje, que também é dia do Saci (viva o Saci Pererê), é o dia do meu poeta preferido. O mineirinho de fala mansa e palavras arrebatadoras: Carlos Drummond de Andrade. Por isso, a "Escola Dominical" dessa semana é especialmente dedicada a ele.



Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras.
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu...Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro...que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

Carlos Drummond de Andrade
In: Alguma Poesia - 1930


Reunião - O Brasil dizendo Drummond - Edson Celulari

Imagem: Drummond aos 2 anos (salvo erro)

4 comentários:

  1. Muito bonita reminiscência, digna e merecida homenagem ao Drummond.
    Uma vez "gauche na vida", para sempre assim será...

    ResponderExcluir
  2. Que coisa magnífica... como é bom sentir-se emocionado pelo belo! Belo Drummond! Mineirinho... que linda a maneira do seu trato para com ele, Margot. Aliás, seu nome é lindo, Margot.
    Quero deixar para você, com muito carinho, um pensamento meu. Algo me diz que você o compreenderá de início ao fim, [sorrio]

    ///////“O homem, conforme o tempo vai lhe dobrando, vai se conformando com sua própria finitude. Primeiro, lhe são tiradas as aptidões físicas, depois, as cognitivas, e por fim, só resta uma emoção débil. Então, o velho homem chora por saudade do que fez, e do que não fez” (Jefhcardoso)////////

    http://jefhcardoso.blogspot.com Será um prazer lhe receber.

    ResponderExcluir
  3. Grande Drummond. Mais do que merecida essa homenagem.


    Seguindo... Quando puder, me faça uma visita: http://omundosobomeuolhar.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei do título e sua refêrencia com a imagem. Adoro esses joguetes!

    ResponderExcluir