Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dos assaltos, reinvenções e acontecências de 2010

“Ah, as coisas influentes da vida chegam assim sorrateiras, ladroalmente”.

Faço minhas as palavras de Riobaldo, o jagunço existencial do “Grande Sertão: Veredas”. Olhando para o ano que passou percebo que fui assaltada. Sim, fui tomada de assalto pela paixão pelas imagens retidas – a fotografia.

Há tanto tempo que eu estou pertinho desta arte, mas foi somente agora que qualquer coisa despertou e as imagens começaram a explodir da minha cabeça, da minha barriga, dos meus poros e eu já não sei passar muito tempo longe de uma câmera, já não quero estar longe do mundo mágico das luzes, sombras e perspectivas. Estou grávida de imagens!

Descobri que a fotografia pode ser a reinvenção da realidade e, principalmente, que ela também nos reinventa. O olhar de quem ingressa pelas veredas da fotografia jamais voltará a ser o mesmo.

Mas houve outro assalto: a criação deste blog. Esse foi o ano em que passei a entender melhor esse microcosmo que é a blogosfera. Com a ajuda de amigos e uma boa dose de paciência e perseverança, eu construí a minha página na web – o Compartimento Secreto para Coisas Pequenas, mas que também comporta coisas grandes. (Agradeço aos que estão sempre presentes.)

Pensando bem, as lembranças de 365 dias vêm sempre em retalhos – ora grandes ora pequenos -, e fazendo um justo balanço, eles são, em sua maioria, perfeitos para confeccionar uma bela colcha de boas recordações. 

E que venha 2011 com mais retalhos de poesia, epifania, paixão e desejo!

***

Promessas (realizáveis) de Ano Novo:
-Continuar meus estudos e práticas de fotografia.
-Continuar blogando.
-Revisitar, cuidadosamente, o livro “Grande Sertão: Veredas.

Desejo de Ano Novo:
Que 2011 seja um ano de “acontecências” (de grandes e boas acontecências)

Imagem: Shiori Matsumoto

6 comentários:

  1. Grávida de imagens! É isso aí!

    Feliz 2011! Inspirações inesgotáveis!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Amo fotografia e a blogosfera!
    Fotos, sempre gostei, mas o gosto parece que se aflorou mais nesse ano, pensei até em começar um curso ao voltar para o Brasil.
    E quanto à blogosfera, já sabe né. Viciei. Muito bom isso aqui e seu blog é lindo, muito interessante e gostoso de ler.

    Um grande abraço e muitas "acontecências" pra vc tb!
    rs

    ResponderExcluir
  3. Margot, são lindas suas fotos.
    Eu amo fotos gráficas e texturizadas.
    Continue assim!
    Gostei muito visitá-las lá no Flick mas não pude comentar.
    Nunca tinha visto o link no seu blog!

    Que em 2011 vc fotografe ainda mais!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Margot, vim retribuir seus votos para o ano Novo e te vejo se reinventando e deixando a emoção e a criação fluírem. Isso é bom demais. Dedique-se! Foque! E tenho certeza, que conseguirá. Aliás, conseguiremos! Feliz 2011 cheio de realizações pra nós! beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Querida Margot... muito bom o compartilhar do compartimento!
    Á vc um ano novo cheio de realizações. Um gd beijo!

    ResponderExcluir
  6. Margô... amei esse espaço que vc abriu pra a gte t conhecer melhor!!! Suas fotos tbém traduzem bem quem vc é. Parabéns por expor 'coisas' tão lindas para a gte.
    ... e que esse ano de 2011 venha cheio de mais janelas para serem abertas.
    Abs

    ResponderExcluir