Em "A linguagem secreta do cinema", Jean-Claude Carrière diz que o cinema é uma força que suaviza a realidade. Eu tomo a liberdade de complementar sua assertiva, dizendo que o cinema, além de suavizar a realidade, também tem o poder de oferecer a seu expectador toda sorte de sabores e aromas.
Muitos temas já foram abordados pela sétima arte: amor, guerra, política, música... e a culinária. Sim, a culinária é sempre um tema que revisita as telas grandes. É gostoso ver filmes que tratam a comida e afins como pano de fundo de histórias de amor, dramas, comédias e até animações. Vendo esses filmes somos capazes de sentir os aromas e sabores daqueles temperos, e se a imaginação for bem fértil até podemos nos imaginar verdadeiros gourmets.
São filmes para todos os gostos, do mais açucarado ao mais picante. E é por isso que selecionei, somente, uma pequena lista que pode aguçar a nossa vontade de sentir novos sabores e até mesmo de nos aventurarmos a fazer algum prato especial. Pois, se o cinema suaviza a realidade, ele também tem força para temperar nosso dia-a-dia!
Tomates verdes fritos (1991)
Como água para chocolate (1992)
Chocolate (2000)
Sabor da Paixão (2000)
Sopa e Tortilha (2001)
Simplesmente Martha (2001)
O Tempero da Vida (2003)
Sideways - Entre umas e outras (2004)
A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
Sem reservas (2007)
Ratatouille (2007)
Estômago (2008)
Julie e Julia (2009)
E bom apetite!!!
[Cena de Julie e Julia]