Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Rebento


Sabatina Poética é a nova sessão que criei para o Compartimento. Nos finais de semana, em dias alternados - sábados ou domingos (com a Escola Dominical) - postarei poemas, música ou fragmentos da minha escolha ou sugerido por outrem (sintam-se à vontade). 
A música de hoje foi postada no meu FB e compartilho também aqui, pois não vejo nenhuma outra imagem ou canção mais propícias para o dia de hoje.  
Feliz Rebento Novo!

Rebento
substantivo abstrato.
O ato, a criação, o seu momento
Como uma estrela nova e o seu barato
que só Deus sabe, lá no firmamento.
Rebento
Tudo o que nasce é Rebento
Tudo que brota, que vinga, tudo que medra.
Rebento raro como flor na terra,
rebento farto como trigo ao vento.
Outras vezes rebento simplesmente
no presente do indicativo.
Como a corrente de um cão furioso,
  como as mãos de um lavrador ativo
às vezes mesmo perigosamente
como acidente em forno radioativo.
Às vezes, só porque eu fico nervoso, eu rebento
ou necessariamente só porque estou vivo!
Rebento, a reação imediata
a cada sensação de abatimento.
  Eu rebento, o coração dizendo: Bata!
a cada bofetão do sofrimento.
Eu rebento, como um trovão dentro da mata
e a imensidão do som nesse momento.

Rebento - Gilberto Gil 


Foto: Mike Hollman

7 comentários:

  1. Música e poema lindos...e bem de acordo com um começo de ano pleno de energias positivas e renovadoras...
    Feliz 2011!
    Ternuras

    ResponderExcluir
  2. Lindo poema.

    E hoje, no primeiro dia do ano, nasceu o primeiro neto de minha amiga muito querida.... me fez lembrar!!!

    Feliz 2011!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Belos, o poema e a música! É tempo de renascer, ser "Rebento" de novo e... crescer!
    Beijinho e FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que lindo!

    Posso assistir três vezes e me deliciar em todas?

    Beijos, flor, feliz ano novo!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  5. Lindo demais!!

    desejo um ano incrível pra vc.

    bj

    ResponderExcluir
  6. Que letra maravilhosa! Poema da melhor qualidade...bom pra começar o ano rebentando de esperança! Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Poema, música.....
    Maravilhoso na voz da eterna Elis.

    ResponderExcluir