Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Entre a Folia e o Zen – Carnaval ou Nova Consciência?


Nunca fui afeita à multidão, tampouco à folia de Carnaval, mas nessa época minha porção voyeur vem à tona. Sinto fascínio especial pelo Carnaval pernambucano, então acompanho pela TV e muito me agrada perceber que nesses dias qualquer pessoa do povo pode ser Rei ou Palhaço. As fantasias guardadas no íntimo de cada folião se estampam na cara e os medos e recalques são “jogados num pano de guardar confetes”. Por tudo isso uma parte de mim vibra com vontade de me integrar à folia, e a outra parte se acalma e prefere apenas observar.


Enquanto a maioria embarca na “nau dos loucos”, uma minori- opta por viajar na nave da “Nova Consciência”, e é nessa nave que viajo todos os anos no período de Carnaval. O Encontro da Nova Consciência - que este ano completa 20 anos – é um evento macro -ecumênico que abraça a diversidade de pensamento, de credo e culturas, abordando em palestras e mesas-redondas toda sorte de temas voltados para o bem-comum. Além dos eventos paralelos, como shows musicais, exibição de curtas, exposição de artes plásticas, feira esotérica, artesanatos e afins. 

Falar desse evento é falar de um pedacinho da minha história e de vivências que, para mim, são ricas e que levarei comigo por toda a vida. Porém, esse ano – excepcionalmente – eu não participarei integralmente do encontro, pois como tudo tem seu dia, chegou minha vez de saber o que é o carnaval recifense. Serei Rainha somente por 1 dia, mas valerá por todos aqueles em que estive somente a observar. E depois da folia e do clima zen do ENC, sairei do ar por uns dias para cuidar do corpo, da mente... e do coração. Namastê!

Encontro da Nova Consciência - Programação e Informações clique aqui


5 comentários:

  1. Amiga.. se vc me pedisse a minha opinião eu diria: Corra Colombina, vá ao encontro do seu Pierrot.. Mas como vc não pediu e tomou a decisão certa.. só tenho que te desejar Boa Viagem no Nau do loucos!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante esses Encontros da Nova Consciência...fez-me lembrar dum movimento mundial que se chama Zeitgeist...conhece?
    É, Carnaval é uma espécie de catarse...
    Divirta-se muito!
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  3. É tipo um retiro espiritual?

    Eu gosto de carnaval de roça sabe..bloquinhos de rua, marchinhas, crianças fantasiadas, muito confeti e serpentinas (serpentinas que de preferência não enrosquem em fios de alta tensão).
    O Rio fica podre no carnaval. Não recomendo.
    Não vejo a hora de respirar o cheiro do mato!
    Boa viagem pra gente!!!

    ResponderExcluir
  4. Encontro da Nova Consciência! Nossa, me interessei muito. Quem dera se tivesse algo parecido aqui na minha cidade, eu ia amar!
    Outra coisa que tbm me interesso muito eh pelo carnaval de Recife. Um dia (e espero q naum demore muito) eu irei!!!
    Por enquanto, divirta-se por mim!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Faz muito querida. Cuidar da mente e coração é fundamental para uma maior qualidade de vida.

    Margot, também quero agradecer pelo seu carinho lá no blog me dando os parabéns pelo meu segundo ano de blog!!

    Sou eu quem agradeço a você pela companhia de sempre. Sem pessoas como você, meu blog não teria sentido.

    Um beijão!

    ResponderExcluir