Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

A Noite dos Palhaços Mudos

Os palhaços e os poetas sempre foram, cada um a seu modo, porta-vozes do povo e como tal sempre foram marginalizados e perseguidos por "falar demais". Cerca de dois anos atrás eu tive a oportunidade de assistir o espetáculo, do Grupo La Mínima, "A Noite dos Palhaços Mudos", uma adaptação da história em quadrinhos, de mesmo nome, do cartunista Laerte, que conta a história de dois palhaços que não falam, mas que de mudos não têm nada.

Na tentativa de banir todos os palhaços do país, membros de uma seita reúnem-se numa grande palestra e, num discurso com uma visão de mundo caquética e limitada, procuram convencer a todos que os palhaços só podem ser uma grande ameaça para a sociedade.


Numa noite de caça, um dos palhaços, livrando-se da execução, tem o nariz cortado. Não conformado com a desfeita, sai em busca do seu nariz. Assim, com sua linguagem clownesca, os Palhaços Mudos se rebelam da perseguição e apesar de não emitirem uma palavra sequer, dizem muito e, além de risadas (e eu ri feito criança), provocam no público reflexões, sobre situações nas quais devemos, ou NÃO, calar.


Hoje é Dia do Palhaço e esta é minha singela homenagem a estes artistas que, em geral, trabalham na corda bamba, e mesmo mudos nunca calam, e ainda que haja dor nunca deixam de nos fazer sorrir. 


Meus aplausos a todos os palhaços!


Clique na ilustração para ver na íntegra a HQ de Laerte.


Clique > aqui < para ver algumas cenas do espetáculo.



6 comentários:

  1. Quando era criança nao gostava de palhaços. Aquela maquiagem pesada me dava medo.
    Depois que comecei a me interessar pelo teatro e fui apresentada a varios clowns, hoje sou fã incondicional. A mágica dos olhares trocados com a platéia me fascina.
    Tenho uma invejinha boa dos atores competentes que encarnam a maravilha de ser palhço nos palcos...

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser grande pra ser palhaço de verdade. O espetáculo deve ser lindíssimo mesmo. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Cristiane Vieira11/12/2011 15:13

    Confesso que desde de criança, nunca fui fã de palhaços, mas a HQ apresentada aqui é linda, Margô.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Parece bem legal, Margot.

    Eu tenho medo de palhaços desde sempre maaaaaaaaaas, dia desses, uma amiga blogueira postou fotos da dupla Patati Patatá sem a maquiagem...Ai, ai.

    Nem digo nada.

    *-*

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Renata, os verdadeiros clowns me encantam muito. :)

    *
    Retrato, tens razão, ser palhaço não é pra qualquer um.

    Beijos!

    *
    Crist, se você for ver esse espetáculo é capaz de mudar de opinião. :)

    *
    Luna, eu nunca tive medo deles, mesmo os mal-pintados nunca me impressionaram... acho que fui uma criança anormal. =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Apesar da crítica velada na mudez da apresentação, o contraponto de ouvir com os olhos deve ter tido um efeito meio desintoxicante, não? É preciso muito talento para fazer rir sem palavras.
    Um abraço!

    ResponderExcluir