Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Meme literário


"[...] Penso que as palavras essenciais
Que me expressam se encontram nessas folhas 
Que não sabem quem sou [...]"

Jorge Luis Borges

1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?

- Mais de um: Grande Sertão: Veredas e Sagarana (João Guimarães Rosa); O Romance d’A Pedra do Reino (Ariano Suassuna).

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

- O Nome da Rosa (Umberto Eco), mas um dia lerei pra valer!

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?

- Grande Sertão: Veredas

4 - Que livro gostarias de ter lido mas, por algum motivo, nunca leste?

- Dom Quixote de La Mancha (Miguel de Cervantes)

5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?

- Nenhum Olhar (José Luís Peixoto)

6- Tinhas o hábito de ler quando era criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

- Sim, livros de literatura infanto-juvenil e também gibis.

7. Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Por quê?

- A identidade (Milan Kundera). Por que li até o final? Porque sou teimosa.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

- São muitos, mas indico alguns: Os já citados - Grande Sertão, Sagarana, O Romance d’A Pedra do Reino e Nenhum Olhar. Memorial do Convento, A Jangada de Pedra, Ensaio Sobre a Cegueira (Saramago); O Livro do Desassossego (Fernando Pessoa); Um Sopro de Vida e Água Viva (Clarice Lispector); Alguma Poesia, A Rosa do Povo - todos de Drummond. (...)

9. Que livro estás a ler neste momento?

- Revisitando Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez) e O Livro do Desassossego sempre na cabeceira.

10. Indica dez amigos para o Meme Literário:

- Indico a quem quiser fazer a brincadeira e compartilhar conosco do seu gosto literário! Se alguém fizer me avise para eu ver!!! =]

Foto: Margot Félix

5 comentários:

  1. Gostei de te ir conhecendo aos pouquinhos...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse seu meme só me lembrou o quanto eu ainda preciso ler. Tenho falhas seríssimas e a pior foi nunca ter lido Grande Sertão: Veredas. Mas tenho tempo..

    Deixa só eu me organizar com essas minhas leituras 'cor de rosa' como você disse outro dia. Quero muito poder ler coisas melhores logo.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo seu blog.
    Te convido a conhecer o meu,
    http://carmasepalavras.blogspot.com/

    ;)

    ResponderExcluir
  4. mfc, :)

    *
    Retrato, o fascínio da leitura é exatamente isso, sempre teremos muito o que ler. ;)

    *
    Fernando, seja bem-vindo!

    :)

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes, vale a pena ser teimosa. Sinto que algumas obras nos testam. A perseveranca, uma condição fundamental para descobrir sua grandeza.
    Um beijo, Margot!

    ResponderExcluir