Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Os desenhos animados da minha infância


Deixando 'las preguntas' um pouco de lado, e a propósito do dia das crianças, que será comemorado amanhã, mergulho no mundo das animações que me acompanharam durante grande parte da minha infância e até hoje ainda ocupa algum espaço. Baseada no divertido post da Carla Ceres, sobre desenhos e quadrinhos, fiz uma seleção dos desenhos animados que faziam minha cabeça e, repito, ainda fazem.



Da minha mais remota lembrança, os Smurfs foram os primeiros. Eu não passava um dia sem ver esses duendes azuis. Eu tinha uma mórbida atração por Gargamel e seu gato Cruel. Eles eram maus, mas tinham qualquer ingenuidade que me atraia. Dos Smurfs, o que eu mais gostava era o Habilidoso, aquele que usava um lápis por trás da orelha e sabia consertar tudo. Há pouco tempo fiquei sabendo que ainda passa na TV. : )




A Luluzinha era aquela florzinha, mas não era nada tola. Conhecia seu lugar no mundo e sabia se impor. Talvez a primeira personagem feminista a quem tive acesso, mas lembro que era um feminismo ponderado. Eu adorava. Salvo engano, ainda passa na TV.


A lânguida Pantera-Cor-de-Rosa, que faz parte do imaginário de várias gerações é esse felino autêntico que não se deixa explorar, tem um jeitinho malandro e faceiro. Até hoje eu não sei se a pantera é macho ou fêmea. Mas não importa!



A turma do Manda-Chuva também é das antigas, das séries da Hanna-Barbera era a que eu mais gostava. Não por acaso o desenho era majoritariamente com gatos. E o melhor, gatos de rua, entendidos na arte da vadiagem. Ah, meus olhos ficavam vidrados. ^^



Concluo a lista com o gauche Charlie Brown. Eu ainda não tinha muito entendimento para acompanhar as histórias excêntricas de Charlie Brown, mas havia ali algo que eu gostava. Hoje eu sei, era a introspecção dos personagens, o apelo pela reflexão, as dúvidas e perguntas sem resposta. Era uma turminha existencialista.

A lista poderia ser maior, mas estes são os desenhos mais emblemáticos da minha infância. Para mim, todos eles ainda são interessantes, e sempre que possível revejo alguns episódios.

Desejo um lindo dia das Crianças para as crianças de todas as idades!


7 comentários:

  1. Eu amo a turma do Manda-Chuva, Margot. Foi um dos desenhos que mais vi. Gosto especialmente do Chuchu. Dei esse nome a um de meus gatos. Os outros desenhos que você escolheu vi menos. Charlie Brown nunca vi. Pena! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, obrigada pela inspiração do post. Foi ótimo relembrar esses desenhos. Bjos!

      Excluir
  2. Cristiane Vieira11/10/2012 19:03

    Desses desenhos que você citou apenas a turma do Manda-Chuva eu não gostava. Luluzinha lembro-me apenas de ter lido os gibis, mas amava. Além desses, amava tbém O Gato Felix, O Pequeno Príncipe, Caverna do Dragão e os de super herois, mais especificamente A liga da Justiça e He-man e She-ha.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crist, apesar de ter o sobrenome Félix, não vi muito esse desenho. Ah, eu também via muito A Liga da Justiça.

      Bjão!

      Excluir
  3. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!

    Trabalhei muito com desenhos animados e HQs com meus alunos!!Quanta fonte de interpretação e leitura de mundo.. Ainda tem:O Zé Colmeia, O Tico e Teco,O Bip Bip,O Pica Pau, O Mago Magoo, e os adoráveis TOM & Jerry...!!Bjs, Dy.

    ResponderExcluir